O que é a Psicologia?

A Psicologia é um conceito familiar para a generalidade das pessoas, mas poucos são aqueles que a conseguem definir corretamente. Mais frequentemente, é caracterizada como "o estudo do comportamento e dos fenómenos mentais subjacentes", preocupando-se tanto com o comportamento humano como com os processos psicológicos que sustentam a saúde física e psicológica. De uma forma mais abrangente, a Psicologia volta-se para os diversos aspetos da experiência humana.

O que faz um Psicólogo?

Em termos genéricos, um psicólogo possui uma combinação única de métodos científicos, competências e experiência para lidar com pessoas que enfrentam desafios na realidade. A sua atuação organiza-se em três grandes eixos: Prevenção, Promoção e Remediação. 

O que é a Psicoterapia?

A Psicoterapia é uma das modalidades de intervenção do psicólogo, visando não apenas resolver problemas psicológicos, mas também promover o conhecimento e desenvolvimento pessoal do cliente. Existem várias modalidades, como Terapia Individual, Grupal, Familiar e de Casal. O foco principal é ajudar o cliente a lidar com dificuldades, potenciar recursos próprios e desenvolver competências para enfrentar desafios futuros, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida.

Como funciona a consulta em Psicologia/Psicoterapia?

Se a vida parece não funcionar ou se há uma dor interna persistente, falar com amigos ou familiares, embora bem intencionados, pode não ser suficiente. É aqui que a Psicoterapia desempenha um papel crucial. 

Utilizando técnicas especializadas, o psicólogo oferece apoio, escuta ativa e estratégias para lidar com uma variedade de dificuldades, desde tensão emocional a perturbações clínicas. 

Reconhecer a necessidade de ajuda é um sinal de força e determinação. A psicoterapia visa objetivos claros, promovendo mudanças positivas e duradouras na vida do cliente mediante uma relação terapêutica segura, acolhedora e sem julgamentos. Este processo intencionalmente vulnerável cria condições para explorar fontes profundas de conflito e insatisfação, permitindo assim o desenvolvimento pessoal e a construção de uma vida mais significativa.