Estudos e Testemunhos 

 
Nas redes sociais e sites

 
 
 
 

Enviados por pacientes que quiserem dar testemunho

 

1. Ataques de pânico

"Um dia, sem qualquer motivo, senti-me aterrorizado. Estava com tanto medo que pensei que iria morrer. O meu coração batia muito forte e a minha cabeça andava à volta. A cada duas semanas acontecia-me a mesma coisa. Pensei enlouquecer.

Recorri à psicoterapia com o Dr. António Castanho e ao fim de 2 meses de acompanhamento deixei de ter ataques de pânico."

João

 

"Quanto mais ataques de pânico tinha, com mais medo ficava. Estava sempre com medo. Não sabia quando poderia ter outro ataque. Fiquei com tanto medo que cheguei a um ponto que não conseguia atravessar a ponte de carro.

Para ir para o trabalho tinha de ir sempre com o meu marido, o que não acontecia antes. Cada vez sentia-me mais assustada e limitada"

Soube da Terapia EMDR e consultei o Dr. António Castanho. Estive em acompanhamento durante 4 meses e melhorei significativamente. Já consigo ir para Lisboa sozinha" 

Maria

 

2. Depressão e Ansiedade

A Joana foi encaminhada pela sua médica psiquiatra para psicoterapia. Encontrava-se medicada com ansiolíticos e antidepressivos há vários anos, sem efeitos visíveis. A medicação havia sido aumentada antes de iniciar a psicoterapia. 

Após 6 sessões de EMDR, a ansiedade e a depressão entraram em remissão e recuperou a motivação para cuidar de si. 


“Além de andar a ser medicada pela minha psiquiatra, senti que não era o suficiente; precisava de desabafar com alguém sobre os meus medos, então foi aí que recorri ao psicólogo.
Consulta marcada, e, nessa altura, vou eu, totalmente destroçada, sem saber bem o que me esperava. Conheci, e fui muito bem atendida pelo Dr. António Castanho, a quem devo, toda a força que hoje tenho e que aplico no meu dia a dia.
Os conhecimentos que me foram transmitidos pelo Dr., através do EMDR  têm sido muito úteis.

Aconselho a quem agora se sente desesperançado a recorrer aos especialistas que têm como tratamento este modelo, e irão verificar ao longo das sessões necessárias, que alcançam um patamar superior ao anterior, o que os torna mais fortes, confiantes e felizes.
Este é o meu sentimento, depois do tratamento EMDR que me foi feito, pelo Dr. António Castanho, o qual é um psicólogo extremamente simpático, que nos põe à vontade, e livres de exteriorizar o sentimento de medo, de falta de confiança que sentimos. 

Na primeira consulta senti estar no caminho certo, e com a continuação fiquei uma pessoa totalmente diferente, confiante, preparada para seguir a minha vida de cabeça erguida, sem qualquer razão para me sentir frustrada perante os problemas, que todos temos no dia a dia.”


Joana 

3. Depressão (com queda de cabelo) 

Após ter tentado todo o tipo de abordagens, desde a médica a abordagens alternativas, Maria decidiu procurar a terapia EMDR. 

Em desespero dizia haver alguns anos que tinha queda de cabelo e que se agravava em certos períodos do ano, normalmente quando se encontrava mais tensa. Referia que apenas queria resolver este assunto.

Após a recolha da história clínica verificou-se que já tinha tido vários episódios depressivos e que 20 anos antes havia sido interveniente num acidente de trânsito grave com consequências físicas na face. Atualmente encontra-se bem.

"Durante alguns anos sofri vários episódios depressivos que tiveram como consequência a perda de grandes quantidades de cabelo e o seu enfraquecimento. Apenas com algumas sessões de EMDR, não só ultrapassei a depressão como superei o trauma da perda de cabelo e agora o meu cabelo recupera e parece mais forte a cada dia. Adorei a experiência. Foi brutal. Vou recordá-la para a vida.

Obrigada por tudo Dr. António Castanho."

Maria

Testemunhos de outras pessoas, recolhidos em jornais e sítios “web” internacionais, sobre intervenção com EMDR
1. Abuso Sexual - "Há alguns anos fui abusada sexualmente de forma repetida por um casal que utilizou jogos psicológicos comigo..." Fizemos-te sentir bem... Fizemos coisas por ti... Queres fazer-nos sentir bem em troca?" Falaria mais sobre o que aconteceu, se quiserem. Mas o que quero compartilhar é a terapia que descobri e que me salvou a minha vida... Foi uma das melhores coisas que já fiz na minha vida e eu sugiro caso lhe tenha sucedido o mesmo. Chama-se terapia EMDR. " www.mdjunction.com/forums/sexual-abuse-discussions/medicine-treatments/10354562-emdr-therapy-saved-my-life
2. Fobia - "Em dez sessões de EMDR, Maria perdeu o medo das próteses. Atualmente, já consegue visualizar e até pegar em dentaduras, próteses e objetos em forma de dentes sem apresentar nenhuma resposta de ansiedade ou medo e, inclusive, já colocou uma prótese dentária, tendo completado o seu tratamento dentário com sucesso. O médico dentista que a tratou ficou surpreendido com a sua cooperação." https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1516-36872014000100003&script=sci_arttext
3. Trauma - Como o EMDR ajudou-me a superar o trauma "Hoje fiz EMDR e estou feliz por isso. Parece ser um processo muito produtivo, e valeu a pena o investimento. Normalmente tenho aquele tipo de disposição psicológica que tende a destruir tudo por dissecar estas coisas. Analiso tudo à exaustão e destruo a "mágica". Contudo, o EMDR é uma coisa completamente diferente e eu não estou inclinado para dissecar este processo. Não me importo como funciona, apenas me importo pelo que é. Preciso disto e até agora processei dois traumas emocionais altamente impactantes na minha vida. Em ambas as vezes perguntei-me se realmente iria funcionar. Nas duas vezes funcionou e de formas altamente inesperadas. " thecupofdionysus.wordpress.com/2014/10/16/using-emdr-to-process-trauma-and-how-it-has-helped-me/
4. Violência Doméstica - Uma história de violência doméstica "Fiquei com o agressor para proteger os meus filhos, para recuperar do trauma, fiz tratamento EMDR".www.commdiginews.com/life/marys-story-stayed-with-her-abuser-to-protect-her-children-27780/#Ujq7MZWYqyXtjXyP.99